Acervo Bem.te.vi

Sobre o Projeto

O Acervo Bem.te.vi nasce do projeto de extensão Banco de Imagens DCS/UFMA, por iniciativa do Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem – NUPPI/UFMA, e teve incialmente a missão de estabelecer diretrizes para ações continuadas de compartilhamento da produção técnica dos cursos de Comunicação Social da UFMA – Rádio e TV, Relações Pública e Jornalismo. Como resultado, a plataforma acervobemtevi.ufma.br está assentada em múltiplas funções, tanto técnicas quanto sociais. Em primeiro lugar, busca servir como um repositório digital para conteúdo imagético –  fotografias, vídeos e imagens em geral -, proporcionando fácil acesso ao trabalho produzido por alunos e/ou por núcleos de pesquisa (@coletivonuppi, @etc, @obeec, entre outros). Ainda assim, este projeto não quer definir seus limites com repositório de imagens, pois coloca-se como instrumento de reflexão e expressão em torno de questões sociais e locais. De viés colaborativo, a plataforma pretende diferenciar-se de outros bancos de imagens, ao oferecer abordagens temáticas que representam a região e a cultura maranhenses.

Ao contrário da nomenclatura banco ou repositório – lugar de depósito para algo que será utilizado por outrem -, a palavra acervo significa conjunto de bens que compõem o patrimônio de um indivíduo, instituição ou nação. Por esta razão, o posicionamento de marca – ação de colocar-se em termos de estratégias de relacionamento com seus públicos – estabelece como diretrizes a colaboração e a patrimonialização de valores e referências regionais. 

Os cursos de Comunicação Social da UFMA têm forte herança da produção técnica, por outro lado, muitas dessas produções não são aproveitadas em processos comunicacionais mais amplos, em função de limitações de tempo e estrutura curricular. Por este mesmo motivo, o projeto entende a sua tarefa de preencher algumas lacunas, ao promover o compartilhamento do material represado, enriquecer a formação dos estudantes e ampliar o acesso da sociedade ao trabalho produzido na Universidade.

Para atingir os objetivos descritos, o projeto (formado por professores e alunos do Curso), em seu primeiro ano de trabalho (2023), reuniu um conjunto de parceiros valiosos – prof. Dr. Roosewelt Lins Silva (DB/CCSO/UFMA), prof. Dr. Leandro Pimentel (Faculdade de Comunicação Social/UERJ), Profa. Dr. Marilande M. Abreu (DESOC/UFMA) e Prof. Nelio Alves Guilhon (COLUN/UFMA) -, e estabeleceu metas ligadas ao conhecimento de alguns banco de imagens já existentes, bem como, da classificação de arquivos, descrição de temas, indexação, armazenamento e recuperação de imagens. Esta primeira etapa de trabalho, envolveu aspectos conceituais relacionados à representação e à catalogação de acervos, da mesma maneira, questões ligadas às técnicas de compartilhamento de imagens em repositórios digitais.

Acesse nossas redes sociais, para acompanhar as novidades.
Junte-se a nós nesse projeto de construção de conhecimento e representatividade!

    @acervobemtevi

    @coletivonuppi

    @etc

    @obeec